quarta-feira, agosto 10, 2011

Música - O Barquinho...




O BARQUINHO
(Paula Toller)
Dia de luz
Festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão
O amor se faz
Num barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar
Desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul
Ilhas do sul
E o barquinho é um coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão e então
O barquinho vai
A tardinha cai
O barquinho vai
(Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) O Barquinho completa meio século deslizando mundo afora e somando mais de duas mil gravações.
Das primeiras gravações - de Pery Ribeiro, Maysa, Paulinho Nogueira e João Gilberto - cá, já somam mais de duas mil regravações distribuidas nos mais diversos países, com artistas do naipe do guitarrista de jazz Joe Pass aos diversos orientais, como Ann Sally, que registrou uma das interpretáções que mais marcaram Roberto Menescal. Ela canta muito gostoso. E quando ela fala !tudo é velão, e o amor se faz..." é muito legal observa o compositor.
O BARQUINHO DA CANÇÃO - Mas como seria de fato o barquinho da canção? Na verdade cada um tem seu barquinho - na vida real ou no imaginário. O barquinho de João Gilberto em sua analógica gravação, conforme relatado Ruy Castro no livro Chega de Saudade, seria um navio, já que ele encomendou um apito de navio para a gravação, que depois de algumas tentativas foi solucionado pela inclusão de trompas pelo maestro Tom Jobim.
Barquinho de verdade -
Já há alguns anos O BARQUINHO DE MENESCAL é uma pequena embarcação, com motozinho de popa, que transporta seis passageiros em viagens curtas.
O barco que originou a canção também não tem o glamor que habita nosso imaginário, nem a sofisticação estética das várias versões que a música ganhou ao longo desses cinquenta anos. A introdução original da música imita o toc-toc das tentativas feitas para que o motor da traineira Thiago III, do barquinho Ceci, funcionasse. A bordo, Menescal e boa parte da Bossa Nova(entre eles, o Tamba Trio e Nara Leão)

Urutau ou mãe-da-lua - (Ecologia)


Cercado de lendas, o pássaro fantasma utiliza sua plumagem para se camuflar nos troncos e galhos.

None Cientifico - Nyctibius griseus

Descrição: Chega a medir 37 centimetros de comprimento e a pesar 160 gramas. Os olhos são grandes e despropocionais em relação à cebeça, que é larga e achatada. À  noite, quando iluminados por uma lanterna, eles refletem uma luz avermelhada e visível a grande distância. Pesquisadores dizem que o nome da ave une duas palavras do guarani: Guyra(ave) e Taú(fantasma). Segundo os sertanejos, o urutu aparece quando a lua nasce. Uma lenda conta que o pássaro-fantasma seria, na verdade, uma mulher que perdera seu grande amor. Outros dizem que seu canto é um presságio de morte na família.
Hábitos: Tem hábitos noturnos, mas não pertence à família das corujas. Durante o dia, quando não está ativo, é dificil identificá-lo. Utiliza muito bem a plumagem para se comuflar: ao pousar em árvores ou troncos, parece-se com extensão de um galho. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. É tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos. Alimenta-se de insetos noturnos(mariposas, besouros, cupins) e de outros animais de pequeno porte(morcegos, lagartos e pássaros). Vivem em bordas de florestas, cerrados e campos com árvores.
Reprudução: Não constrói ninhos. Num oco de galho de árvore, a fêmea põe um só ovo, chocado pelo macho. A incubação dura cerca de 33 dias, e o filhote peramanece mais 51 dias no local. É um os períodos de desenvolvimento mais longo entre as aves do continente americano.