quarta-feira, agosto 10, 2011

Urutau ou mãe-da-lua - (Ecologia)


Cercado de lendas, o pássaro fantasma utiliza sua plumagem para se camuflar nos troncos e galhos.

None Cientifico - Nyctibius griseus

Descrição: Chega a medir 37 centimetros de comprimento e a pesar 160 gramas. Os olhos são grandes e despropocionais em relação à cebeça, que é larga e achatada. À  noite, quando iluminados por uma lanterna, eles refletem uma luz avermelhada e visível a grande distância. Pesquisadores dizem que o nome da ave une duas palavras do guarani: Guyra(ave) e Taú(fantasma). Segundo os sertanejos, o urutu aparece quando a lua nasce. Uma lenda conta que o pássaro-fantasma seria, na verdade, uma mulher que perdera seu grande amor. Outros dizem que seu canto é um presságio de morte na família.
Hábitos: Tem hábitos noturnos, mas não pertence à família das corujas. Durante o dia, quando não está ativo, é dificil identificá-lo. Utiliza muito bem a plumagem para se comuflar: ao pousar em árvores ou troncos, parece-se com extensão de um galho. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. É tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos. Alimenta-se de insetos noturnos(mariposas, besouros, cupins) e de outros animais de pequeno porte(morcegos, lagartos e pássaros). Vivem em bordas de florestas, cerrados e campos com árvores.
Reprudução: Não constrói ninhos. Num oco de galho de árvore, a fêmea põe um só ovo, chocado pelo macho. A incubação dura cerca de 33 dias, e o filhote peramanece mais 51 dias no local. É um os períodos de desenvolvimento mais longo entre as aves do continente americano.

Nenhum comentário: