Criança X Educação

"Último parágrafo da palestra da dra. Zilda Arns Neumann feita em Porto Prímcipe, pouco antes de morrer)




" Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas longe dos predadores, das ameaças e dos perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossas crianças como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos, e protegê-los."





Dizes que sou o futuro, Não me desampares no presente. Dizes que sou a esperança da paz, Não me induzas à guerra. Dizes que sou a promessa do bem, Não me confies ao mal. Dizes que sou a luz dos teus olhos, Não me abandones ás trevas. Não espero somente o teu pão, Dá-me luz e entendimento. Não desejo tão só a festa do teu carinho, Suplico-te amor com que me eduques. Não te rogo apenas brinquedos, Peço-te bons exemplos e boas palavras. Não sou simples ornamento de teu carinho, Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus. Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão. Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo. Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra… Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar. ( Meimei )



Você criança,
que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer…
é a esperança
do que poderíamos ser…
é a inocência
que deveríamos ter…

Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!

Você é como uma raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver…
e também aprender a ser…


MEU FILHO NÃO MENTE...SERÁ?
É muito importante que os pais confiem nos filhos, mas admitir que eles podem mentir e buscar as causas é fundamental para a formação dos pequenos...

Admitir que a criança pode estar mentindo e ir atrás das razões desse comportamento pode trazer grandes benefícios à sua formação, e é algo que os pais não devem deixar de fazer, por mais que se sintam tentados a defender sua criança. Na verdade, protege o filho quem o ensina a viver com a sua realidade, seus recursos. Protege o filho que o incentiva a criar novos meios de vencer as adversidades, as dificuldades e, assim, tornar-se forte - coisa que a mentira é incapaz de fazer seja na idade que for...



O que os filhos levam da educação que lhes damos?

Quando os filhos deixam a nossa casa é que percebemos "o total da obra" que construímos, o que lhes oferecemos ao longo do tempo e que eles levam na bagagem para usar na sua nova jornada.
Assim, se demos a eles uma educação repleta de exemplos calçados em valores que guiarão pelo caminho do bem, estaremos tranquilos. Da mesma forma, se persistimos, modelos de respeito e amor ao próximo, sabemos que cultivarão amigos que poderão apoiar quando precisarem. Também, se lhes de nos encorajamento para se esforçarem nos estudos e supervisionamos as suas lições para que fossem bem-feitas; se valorizamos as anotações das professoras e cuidamos para que eles as respeitassem como autoridades que nos representavam dentro da escola- e para que assim o façam com seus filhos: se ressaltamos a importância de um preparo profissional permanente seja seu porto seguro na grande instabilidade que é a vida; se lhes ensinamos a ser fortes, persistentes diante dos fracassos e os elogiamos quando de fato se esforçavam para os superar, de modo que se tenham transformado em pessoas resistentes, dignas e fortes pode ter certeza de que virão muitas vezes nos visitar e sempre, sempre terão aquela mesma inesquecível alegria de seu primeiro dia em nossas vidas.




Imunes à disciplina???

Dá um orgulho enorme ver aquele nosso garotinho se transformar em um homem de verdade...

Todas as crianças mentalmente saudáveis podem - e devem aprender as regras sociais, o respeito ao próximo, seus deveres e suas responsabilidades, a forma como funciona a hierarquia familiar e social que nos permite viver em segurança e estabilidade enquanto grupos humanos.



Mães - muito especiais?


MÃES - Elas não fogem dos problemas. Ao contrário, buscam soluções capazes de transformar a vida dos filhos, conduzindo-os ao caminho do crescimento saudável.
"O reconhecimento de que algo não está bem com o bebê, ou de que a criança apresenta um problema de desenvolvimento significa o primeiro passo para ajudá-la na recuperação. A própria busca por atendimento já mostram quanto a família é capaz de se unir, e significa um sustentáculo amoroso para o pequeno, fazendo-o se sentir menos amedrontado, servindo de suporte diante das dificuldades do tratamento por vezes longo e doloroso.
Assim, não só os pais, como os demais familiares e amigos, ao conhecerem as possibilidades de ajudar a criança no caminho da recuperação, sentem-se mais fortes, unidos e tornam-se elementos valiosos nos tratamentos e intervenções necessárias.
(Texto de Maria Irene Maluf)